Articulação com os níveis de governo e órgãos de controle

Articulação com os níveis de governo e órgãos de controle

Contar com canais institucionais de comunicação e interação com os níveis de governo e instâncias de controle

Resumo:

A Unicamp é uma instituição de Estado e precisa ter canais bem construídos de comunicação com o governo, seja no nível executivo ou legislativo, seja com os órgãos de controle, nos três níveis de governo (municipal, estadual e federal). O debate e a negociação precisam ser permanentes, como forma de antecipar situações, negociar pautas e resolver conflitos.

Ter canais de comunicação significa ter a consciência de que uma instituição com as competências e missões da Unicamp tem muito a oferecer em todos os níveis de governo, em especial no apoio à formulação, implementação, avaliação e revisão de políticas públicas.

Estar presente na Assembleia Legislativa, na Câmara de Vereadores, assim como no Congresso Nacional, requer atenção permanente às intersecções de pautas e contar com pessoal qualificado para exercer esse trabalho (como por exemplo assessoria parlamentar).

Da mesma forma, acompanhar as ações de governo, alimentar pautas, esclarecer governantes, são medidas essenciais que previnem ataques contra a autonomia universitária (acadêmica e financeira e administrativa) e ainda permitem melhor reconhecimento das competências e do suporte que a Universidade pode dar à sociedade.

Estar presente significa também trazer representantes do executivo, legislativo, Ministério Público e órgãos de controle para conhecer e interagir com a Universidade.

A Unicamp é responsável por se comunicar ativamente com essas instâncias, evitando ataques e influenciando, na medida do possível, políticas e ações de governos.

Nossa gestão atuará fortemente nesse sentido, estabelecendo e fortalecendo canais e rotinas de atuação, fazendo-se presente e ocupando os espaços que uma universidade de porte da Unicamp pode e deve ocupar.

Íntegra deste capítulo no Programa de Gestão.

Comentários estão fechados.