Carreira e valorização de funcionários

Carreira e valorização de funcionários

Carreiras atraentes, focadas nas competências, com garantia de direitos, e espaços de trabalho e convívio atraentes

Resumo:

Entendemos que a carreira PAEPE deve ser mantida e melhorada, aprimorando também os mecanismos de progressão, promoção e avaliação. A experiência recente de progressão recebeu críticas e sugestões e foi alvo de um novo estudo que está em fase de discussão nas instâncias que tratam da política de pessoas da Unicamp. Nosso intuito é o de encontrar formas de avaliação e progressão justas e compatíveis com os níveis e funções desempenhados pelos profissionais.

Da mesma forma que nas carreiras docente e de pesquisador, também se evidencia um desafio geracional nas carreiras de funcionários técnico-administrativos, já que uma grande parcela está na Unicamp há menos de 10 anos. De forma análoga à da carreira docente e de pesquisador, será empreendido, no menor prazo possível, o desrepresamento de progressões que tenham ficado suspensas, retomando o fluxo esperado de progressões e promoções.

Propomos, também, o desenvolvimento e implementação de uma Política Integrada de Gestão de Pessoas, que inclui, além da revisão da carreira, da avaliação e do sistema de progressão, instrumentos ampliados de capacitação e desenvolvimento dos funcionários, por meio de mecanismos efetivos de mobilidade e pelo estímulo ao exercício de protagonismos em áreas de interesse dos funcionários e da universidade (planejamento, extensão, cultura, inovação).

Uma política integrada de gestão de pessoas que contemple, assim, o acolhimento do servidor no seu sentido mais amplo em toda a sua trajetória de carreira na Unicamp: desde a definição de perfis para seleção, passando pelo ingresso e alocação – pessoa “certa” no lugar “certo” – perspectivas e possibilidades de crescimento e mobilidade internos, mecanismos de reconhecimento, segurança e bem-estar no trabalho, até o seu desligamento da Universidade.

Íntegra deste capítulo no Programa de Gestão.

Comentários estão fechados.