Comunicação ampliada e direcionada

Comunicação ampliada e direcionada

Comunicação como função estratégica da Universidade

Resumo:

Esse tema é fundamental para mostrar à sociedade, da forma mais adequada possível, tudo o que se faz na Universidade, que sem muito esforço pode ser listado de A a Z. Quanto mais soubermos comunicar, interagir e informar de forma direcionada e qualificada para diferentes segmentos, mais nossa legitimidade como instituição pública e gratuita será reconhecida (ver tema da Articulação com níveis de governo e órgãos de controle).

Investiremos na ampliação da comunicação institucional buscando pautas dentro e fora da Universidade. A busca por pautas “de demanda” (demandadas pela sociedade) se junta à busca por pautas “de oferta” (mostrar o que fazemos), abrindo caminhos para uma comunicação interativa capaz de ampliar a percepção positiva da sociedade pelo que fazemos.

Da mesma forma, no âmbito interno, a comunicação deve ser ampliada como um dos mecanismos de interação. Para além da boa divulgação da informação, é preciso que a comunicação interna seja ferramenta de apoio ao convívio e à construção de ambientes de trabalho atraentes. A comunicação interna dentro de uma instituição que conta com cerca de 50.000 pessoas entre servidores e estudantes, espalhados por seus campi em quatro municípios diferentes, exige investimento para a escuta das diferentes categorias, conhecimento e reconhecimento de especificidades e ampliação de possíveis conexões.

Ambas, comunicação externa e interna se complementam e têm efeitos sinérgicos que podem ser mais explorados e, certamente, atuaremos nesse sentido, integrando, disseminando e compartilhando informação de forma dirigida e ampliada.

Íntegra deste capítulo no Programa de Gestão.

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