Estudantes: acesso, trajetória acadêmica e inserção profissional

Estudantes: acesso, trajetória acadêmica e inserção profissional

Incluir, garantir permanência, orientar e facilitar a vida dos estudantes

Resumo:

A diversidade diferencia e define a Unicamp, reconhecida pelas suas políticas de inclusão, que se manifestam de forma mais intensa na graduação. É também desejável que sistemáticas semelhantes sejam adotadas nos programas de pós-graduação, como diretriz institucional, respeitando-se a autonomia dos programas (ver tema Inclusão, Diversidade e Democracia).

A verdadeira inclusão dos estudantes exige uma política tridimensional, que enfoque acesso, permanência e desenvolvimento acadêmico.

Quanto ao acesso, é desejável que o corpo discente seja representativo da população brasileira e inclua grupos tradicionalmente distantes da Universidade. Deve-se continuar a diversificação de estratégias, usando o vestibular e para além dele: cotas, PAAIS, Profis, vestibular indígena, ENEM, vagas para medalhistas. Daremos sequência às políticas de acesso e inclusão que vêm sendo implementadas pela Universidade.

Sobre a permanência, em nossa gestão aprimoraremos o conjunto de políticas destinadas a oferecer apoio a estudantes em situação de vulnerabilidade, particularmente moradia, transporte e alimentação. Empreenderemos todos os esforços e buscaremos recursos para que, progressivamente, os estudantes que necessitam de algum tipo de auxílio para permanência sejam atendidos.

Um tema importante da permanência é o fomento de atividades esportivas e construção de um espaço mais acolhedor e, nesse sentido, a preocupação com atividades culturais, esportivas e de apoio socioemocional são fundamentais para a construção de vínculos e a permanência de todas as comunidades da Universidade.

Sobre o desenvolvimento acadêmico é preciso estimular a participação em atividades de pesquisa (na graduação) e extensão (graduação e pós), oferecer ambientes e serviços de apoio aos estudos, oferta de disciplinas especiais com atividades interdisciplinares, e introduzir formas variadas de orientação profissional. Oferta de estágios e outras experiências profissionais para aplicação e ampliação do conhecimento, incluindo atividades extracurriculares, serão objeto de estímulo em nossa gestão.

Os estudantes de pós-graduação têm trazido, progressivamente, novas demandas e necessidades, sociais, psicológicas e acadêmicas, assemelhando-se às demandas dos estudantes de Graduação. Como Uma só Unicamp, os serviços de atenção ao estudante abrangerão os corpos discentes de forma equitativa.

Outra frente importante para os estudantes com reflexos para toda a Universidade é o estímulo às diversas possibilidades das plataformas Alumni, assim como os fundos de ex-alunos (como os recém implementados Lumina e Patronos), que além de poderem se constituir como fontes complementares de recursos para a Universidade (ver tema Sustentabilidade financeira e autonomia), oferecem mentorias profissionais para estudantes e ex-estudantes.

Pretendemos desenvolver essa estrutura para que os estudantes tenham uma Central Integrada de Atendimento ao Estudante que receba as demandas e dê as devidas orientações para os mais variados temas, tanto para estudantes de graduação como de pós-graduação e de extensão. Essa Central operará no modelo “resolva sua questão em uma só parada” (one-stop shop, no termo em inglês).

Íntegra deste capítulo no Programa de Gestão.

Comentários estão fechados.