Saiba mais sobre a elaboração do nosso Plano de Gestão e conheça os Dez Fundamentos para Uma só Unicamp, diversa e atuante

Sergio Salles e Eliana Amaral

De 25 a 29 de janeiro, vamos formalizar nossa candidatura para o próximo mandato da Reitoria da Unicamp (2021-2024). Na ocasião, a íntegra do nosso programa se tornará pública e disponível para consulta da comunidade. Nestas primeiras semanas de janeiro estamos em fase de conclusão das propostas, portanto, trazemos aqui um pouco sobre este processo e apresentamos os Dez Fundamentos Para Uma Visão de Futuro. Nos próximos 20 dias, nós vamos compartilhar com você, em nosso site e nas redes sociais, um resumo com as ideias centrais do programa para que você entenda como foi o nosso processo de construção.

A elaboração de nosso Plano de Gestão, iniciada em novembro de 2020, passa por um caminho participativo, considerando diferentes pontos de vista, opiniões e visões sobre o papel da Universidade e sobre temas prioritários. Organizamos grupos de trabalho temáticos formados por todas as áreas do conhecimento e de atuação da Unicamp. Consideramos também o que está acontecendo com instituições semelhantes à nossa Universidade.

Em julho de 2020, começamos escutando muito, ouvindo o que têm a dizer pessoas que ocupam diferentes lugares na Universidade e cujas histórias profissionais e de vida dão voz às múltiplas experiências que compõem a diversidade da Unicamp. Assim, podemos identificar oportunidades de desenvolvimento e avanços para a Universidade.

Queremos investir em uma visão de futuro, que além de solucionar problemas imediatos e administrar com qualidade o dia a dia, invista no desenvolvimento de uma nova Universidade.

Dez Fundamentos Para Uma Visão de Futuro: Uma Só Unicamp

Os seguintes fundamentos estão na base do Plano de Gestão que está sendo construído:

  1. O caráter público, gratuito e plural como preceito essencial para que a Universidade possa evoluir e cumprir com suas três missões constitucionais:  ensino, pesquisa, extensão.
  2. A evolução equilibrada e interativa dessas três missões: não basta falar da indissociabilidade das missões, é preciso praticá-la como política institucional, incluindo todas as áreas do conhecimento.
  3. A busca permanente por qualidade e liderança no ambiente acadêmico, em todas suas frentes, inclusive na gestão e administração da universidade.
  4. O exercício da autonomia acadêmica e administrativa com responsabilidade e comunicação sistemática de seus benefícios à sociedade.
  5. A busca ativa pela diversidade étnico-racial, de gênero e cultural como elemento de promoção da qualidade e da inclusão.
  6. O engajamento de mão dupla da Universidade com diversos segmentos da sociedade.
  7. Tratamento equitativo e orgânico para todos os campi e seus diversos níveis de formação.
  8. A valorização das pessoas, suas competências e perspectivas, em todas as comunidades.
  9. A promoção da sustentabilidade ambiental.
  10. Uma gestão que se baseie no diálogo, na busca de convergências e na construção de um ambiente de convívio saudável, empático e de confiança institucional.

Esta é a Unicamp que queremos: Uma só Unicamp, diversa e atuante; integrada e orgânica, liderando avanços pela qualidade do que faz e de quem forma e pela atratividade que oferece às diversas comunidades.

Pandemia

Em 2020, com a pandemia, percebemos muito vivamente que juntos podemos fazer ainda melhor. Nossa força está justamente na capacidade de aproveitar a pluralidade existente na Unicamp para fazer um todo sempre maior que a soma das partes.

Há imensas e incontáveis oportunidades de aproveitar de forma positiva a crescente diversidade de perspectivas da comunidade da Unicamp e os rumos que as boas universidades vêm trilhando mundo afora. O local e o global se aproximam em uma universidade como a Unicamp, que já exerce liderança em várias frentes e que mais ainda poderá fazer nos próximos anos.

Prontos para o desafio

Estamos dispostos e preparados para administrar uma instituição desse porte, cientes de que se trata de um grande desafio. Entendemos que o trabalho conjunto, que explora as diferentes experiências e habilidades presentes na própria Unicamp, é a força motriz para enfrentar as adversidades, para avançar, inovar e manter a qualidade de suas ações. Sabemos também que é preciso aprender com experiências externas, conhecer e dialogar com a sociedade e com nossos pares, nos âmbitos nacional e internacional.

Confira em nosso site e nas redes sociais as próximas publicações com o resumo de nossas propostas, que irão compor o Plano de Gestão a ser concluído e divulgado na íntegra entre os dias 25 e 29 de janeiro.

Comentários estão fechados.