A evolução em TI afeta toda a Universidade, destaca a equipe do CCUEC

Em reunião aberta com o Centro de Computação da Unicamp (CCUEC), nesta quinta-feira (07/01), conversamos com cerca de 24 pessoas que compõem a equipe responsável pelos serviços de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) da Universidade. Foram cerca de 150 minutos – das 14h às 16h30 – de uma ótima conversa, onde tivemos a oportunidade principalmente de ouvir as principais preocupações dos trabalhadores, além de respondermos a diversas questões. A centralização da infraestrutura computacional foi um dos temas mais abordados. Outros temas recorrentes, como a carreira Paepe, também entraram na pauta.

Após a apresentação da chapa, uma série de perguntas complexas e bem elaboradas foi apresentada a Sergio e Eliana, que se colocaram dispostos e abertos ao diálogo para resolver as questões específicas da área de TIC da Unicamp.

Com a demanda da Coordenadoria Integrada de Tecnologia da Informação e Comunicação (CITIC) e da Coordenadoria Geral da Universidade (CGU) de centralizar vários serviços corporativos, a equipe do CCUEC se preocupa com a redução de recursos humanos decorrente de aposentadorias e demissões. A questão é como dar continuidade ao processo de centralização dentro deste quadro.

Alinhamento

De acordo com os funcionários, há defasagem dos profissionais que estão na ponta, disparidades em tecnologias usadas dentro da Universidade, falta de investimentos concretos e planos de continuidade, dificuldades em seguir processos bem estruturados e maduros de TI e dificuldades em implantar políticas que alinham a TI na Universidade como um todo. Sobre a política de alinhamento, falaram inclusive a respeito da autonomia existente nas decisões operacionais de cada unidade, que representa uma dificuldade na evolução da TI que deveria permear a Universidade na sua totalidade.

Os investimentos em infraestrutura computacional também entraram em questão. A equipe indagou sobre como agilizar contratações e como efetuar aquisições da área. Nesse sentido, foi trazida uma questão sobre novos projetos e produtos com base digital que podem ser oferecidos para a sociedade, ou a modernização dos atuais serviços de maneira que posicione melhor a Universidade no mundo digital.Os recursos digitais, afinal, estão cada vez mais inseridos em nossas vidas. O trabalho remoto e o EAD, especialmente no contexto de pandemia, ganharam ainda mais importância. Estes assuntos também foram discutidos na reunião. O impacto na rotina de trabalho do CCUEC, que passou a ser mais demandado desde o início do trabalho remoto, trouxe ainda situações de trabalho extra-expediente e de pronto atendimento.

O debate nos permitiu conhecer mais profundamente o trabalho do CCUEC, dando mais subsídios para pensarmos em melhores perspectivas para este trabalho que afeta a Universidade como um todo. Agradecemos a oportunidade.

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