Candidatos a reitor e vice, Sergio Salles e Eliana Amaral promovem encontro virtual com representantes da PRPG

No último dia 12 de fevereiro, o candidato à próxima gestão da Reitoria da Universidade Estadual de Campinas, Sergio Salles e a candidata a vice-reitora Eliana Amaral, da chapa Uma Só Unicamp, reuniram-se com representantes da Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PRPG) a fim de debater as demandas requeridas pela comunidade de pós-graduandos da Universidade e apresentar propostas para a Pós-Graduação.

Um dos tópicos que os representantes demonstraram mais interesse aborda a estrutura e financiamento do Programa de Estágio Docente (PED), que concede bolsas-auxílio para estudantes de pós-graduação que atuam fornecendo suporte aos docentes durante as aulas de graduação. A chapa de Sergio Salles pretende ampliar o aporte financeiro para estudantes de pós-graduação através da expansão do programa PED, com oferta de mais bolsas, além de disponibilizar outras bolsas-auxílio para diversos níveis de ensino, incluindo mestrado e doutorado, assim que houver condições financeiras.

Além das questões orçamentárias, a gestão admite que é preciso fornecer mais assistência e preparar os pós-graduandos para exercer o apoio à docência. Com isso em vista, propõe a criação de projetos de suporte através da articulação com o Espaço de Apoio ao Ensino e Aprendizagem (EA2) e o Grupo Gestor de Tecnologias Educacionais (GGTE), ambos da Unicamp, além de especialistas na Universidade e fora dela. 

Ademais, o grupo demonstrou preocupação em relação ao déficit de pessoal causado pela aposentadoria e desligamento de colaboradores sem que houvesse contratação de novos profissionais. Quanto a isso, o Plano de Gestão de Salles prevê a retomada urgente da contratação de servidores, buscando preencher as vagas em aberto e completar o quadro de funcionários da Universidade. 

Outra pauta abordada durante a conversa cita a necessidade de melhorar a comunicação durante os processos dentro da Universidade. Este tópico é tema central para a política de gestão proposta pela chapa Uma Só Unicamp, já que esta considera o diálogo parte essencial de sua política de gestão e entende que o estímulo da ampliação e articulação da comunicação entre servidores, Unidades e estudantes é um dos primeiros passos a serem tomados a fim de entender e solucionar as demandas do corpo discente e docente da Universidade. Confira essas e outras propostas no Plano de Gestão completo clicando aqui.

Comentários estão fechados.