Os museus de ciências da Universidade Estadual de Campinas atuam como espaços educativos, de difusão e disseminação científica. Suas coleções e espaços possibilitam o desenvolvimento de atividades no âmbito das Três Missões Universitárias – ensino, pesquisa e extensão. Dotados de um grande potencial, os espaços museológicos devem ser foco de investimento em infraestrutura e em divulgação, seja cada um em sua especificidade, seja como uma rede de museus. Ensino, pesquisa e extensão encontram nos museus um ponto de convergência.
Entre os museus sediados pela Unicamp, o Instituto de Biologia abriga o Museu de Diversidade Biológica – MDBio, que inclui as coleções zoológicas (ZUEC) e o herbário (HUEC). O acervo do ZUEC contém mais de um milhão de exemplares de invertebrados e cerca de 210 mil de vertebrados, além de produtos de atividade animal – como ninhos, pegadas, sons e imagens. Parte do acervo é composto por espécimes-tipo, ou seja, exemplares únicos e insubstituíveis que foram base para a descrição de muitas espécies novas para a ciência. Algumas dessas coleções são únicas e/ou as maiores da América do Sul.
Coleção científica de Lepidoptera
Foto: Acervo Institucional do ZUEC
Os exemplares do ZUEC são utilizados para fins de pesquisa, ensino da graduação e pós-graduação e em atividades de extensão universitária, efetuadas por meio de visitas de alunos de estudantes e a população em geral. Neste sentido, o contato direto dos estudantes de graduação com os espécimes catalogados é um rico incremento para a formação desses profissionais, possibilitando a aplicação do conteúdo absorvido durante as aulas teóricas à prática. Ademais, o contato dos estudantes do ensino básico a materiais a que eles talvez nunca tivessem contato, senão pelo Museu é um estímulo valioso para que novas gerações conheçam e quiçá desenvolvam interesse por ciências e pela carreira científica.
Além das peças físicas, o ZUEC contribui com conteúdos educativos abertos online no site Museu de Zoologia Virtual, desenvolvido e alimentado pela equipe do órgão.
O Museu de Diversidade Biológica do Instituto de Biologia também abriga o Herbário da Universidade Estadual de Campinas (HUEC), uma preciosa coleção de plantas voltada principalmente para a flora do estado de São Paulo. Seu acervo é o terceiro maior do estado para plantas com sementes. Assim como o ZUEC, o espaço possibilita visitas didáticas guiadas para grupos e estudantes de diversos níveis de ensino, além de visitas científicas para especialistas e pesquisadores.
Estudantes visitam exposição “Biodiversidade animal: estilos de vida”
Foto: Acervo Institucional do ZUEC
Para que o potencial destas e de outras instituições museológicas abrigadas pela Unicamp possa ser usufruído pela sociedade, é preciso que a comunidade acadêmica e não acadêmica conheça e tenha acesso a estes espaços. Para que isso seja possível, a gestão Uma Só Unicamp pretende estimular e ampliar políticas mais eficazes de comunicação e divulgação entre os museus e a comunidade. Além disso, consideramos essencial a valorização, a garantia de manutenção e o investimento de recursos nesses espaços tão valiosos para a sustentação dos pilares Universitários.