Captação de recursos dominou a pauta da reunião com a Diretoria Executiva do Caism

As questões hospitalares, naturalmente, foram discutidas em nossa reunião com a Diretoria Executiva do CAISM (Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher), no dia 21/01, mas os recursos foram a preocupação dominante durante o encontro. Falamos sobre a importância de entender a área da saúde como algo estratégico para a Universidade, sob visão técnica e equitativa.

De acordo com o professor Luís Otavio Zanatta Sarian, o Caism tem a maior captação de recursos extra-orçamentários da área da saúde na Unicamp. A unidade hospitalar foi avaliada como uma das melhores maternidades do Estado de São Paulo (2010; 2011; e 2013).

O Hospital da Mulher atende uma área de abrangência que chega a uma população de 6 milhões de pessoas no entorno de Campinas, compreendendo as Diretorias Regionais de Saúde VII e XIV, compostas por 62 municípios. O Caism é também campo de formação profissional para 1.700 alunos e a pós-graduação em Tocoginecologia, de nível 7 na CAPES. Quanto aos recursos humanos, 75% da folha são funcionários Unicamp.

A estrutura tecnológica foi atualizada com recursos extra-orçamentários, disse o professor Luís Otávio. E todo o custeio do hospital (lavanderia e manutenção de equipamentos) é pago com recursos extra-orçamentários.

Para Sergio Salles e Eliana Amaral a profissionalização da captação de recursos extra- orçamentários é uma questão prioritária. A ideia é estudar modelos jurídicos para avaliar possibilidades que despontam como alternativa para autarquia. Dentro deste tema de finnanciamento da área da saúde, os candidatos também falaram sobre fundações, saúde suplementar e emendas parlamentares junto ao governo do Estado e Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo).

Comentários estão fechados.