Encontros com CTUs e comunidade da FEM foram os primeiros da semana

Nesta semana tivemos mais duas reuniões importantes para a nossa campanha – e teremos muito mais! Na segunda-feira (14/12), foi com os coordenadores técnicos de 15 unidades (FOP, IQ, FEF, Feagri, IA, FEC, FEQ, FENF, Cotuca, FE, Cotil, IG, IE, IB, FCM), e na manhã desta quarta-feira (16/12), com a Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM). Trazemos aqui um resumo dos assuntos debatidos.

Entre as preocupações dos CTUs (Coordenador Técnico de Unidade) levadas à reunião, estão a necessidade de facilitar os canais de comunicação com a reitoria e a Procuradoria Geral (PG), além da valorização do cargo que exercem e a demanda por maior suporte às unidades pela administração central. Algumas sugestões foram apresentadas, como a criação de um repositório de pareceres da PG e a divulgação da informação para direcionamento de novos processos.

Muitas situações relacionadas à gestão foram levadas para a reunião, como a falta de um padrão entre as unidades. Cada uma investe em melhorias de processos de trabalho à sua maneira e muitas vezes os sistemas desenvolvidos nas próprias unidades são sobrepostos por um sistema que vem da reitoria. Os CTUs reivindicaram que, nas deliberações ou procedimentos a serem implantados nas unidades, as pessoas que trabalham nestes processos sejam convidadas a participar da construção dos mesmos.

Em nossas falas, não podíamos deixar de destacar o papel fundamental dos CTUs, especialmente por fazerem a interface entre o estratégico e o tático, pois estão na diretoria e ao mesmo tempo em contato direto com o operacional. A professora Eliana Amaral fez uma metáfora da função do CTU com o polvo, porque é preciso administrar muitas tarefas de diferentes contextos simultaneamente.

Nas questões gerais da Universidade, as preocupações dos CTUs são principalmente com relação ao orçamento para os próximos anos, à distribuição de recursos financeiros na carreira PAEPE e aos programas de desenvolvimento da carreira. Manifestaram, ainda, que veem necessidade de melhorar a comunicação com as comunidades mais simples, para que entendam melhor o que é a Unicamp como um todo e não pensem que ela se resume ao atendimento hospitalar.

FEM

Em nosso encontro com a comunidade da FEM, nesta quarta-feira (16/12), nós conversamos sobre segurança patrimonial, desafios financeiros da Universidade (assunto que preocupa a todos), parcerias com a indústria e relacionamento com o Governo do Estado de São Paulo e Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, em busca de recursos complementares e apoio em encaminhamentos importantes para a instituição.

Reunião com comunidade da Faculdade de Engenharia Mecânica (16/12)

O professor Antonio Bannwart lembrou da histórica relação da FEM com a indústria local, que é contada no livro “50 Anos de Engenharia Mecânica na Unicamp – Uma História de Sucesso” (disponível em https://www.fem.unicamp.br/index.php/pt-br/institucional/livro-50anos), e o quão produtiva tem sido essa relação para a Unicamp em termos de aprendizado prático, inclusive para trazer equipamentos importantes e recursos para a unidade.

O professor Sergio Salles ressaltou a importância das parcerias com todos os setores da sociedade e destacou os pontos que servirão de base para nosso plano de gestão para estimular parcerias com os diversos setores, de forma mais institucionalizada, em uma busca mais ativa de cooperação.

Em nossas reuniões, nós falamos e ouvimos, mas acima de tudo anotamos as questões. Nossa equipe é muito organizada (tanto no agendamento quanto na compilação e análise de dados), portanto, temos trazido tudo para nossos trabalhos de elaboração do programa de gestão. Agradecemos a todos pela participação nestes encontros produtivos e democráticos.

Não deixe de curtir nossas páginas nas redes sociais e, se possível, compartilhe nossas ideias!

(Crédito imagem: https://pt.vecteezy.com/arte-vetorial/545283-webinar )

Comentários estão fechados.