Entre os assuntos discutidos no IEL, a desburocratização e a internacionalização

Em nossa reunião no Instituto de Estudos da Linguagem (IEL), na semana passada (13/01), os principais pontos de discussão foram carreira, a reconstrução da biblioteca, as demandas do Centro de Ensino de Línguas (CEL), agilidade nos processos da administração, disciplinas on-line e em outras línguas, cursos noturnos, desburocratização e internacionalização.

Com a presença de estudantes, funcionários e docentes dos três departamentos que compõem o IEL, o encontro deu oportunidade a Sergio Salles e Eliana Amaral de responderem sobre as principais preocupações da comunidade.

Sergio disse que a obra de reconstrução da biblioteca, que sofreu um incêndio em 2013, deve ser mantida como Prioridade 1 de execução. Os problemas enfrentados pelos cursos noturnos no acesso aos acervos e parte das bibliotecas, que não funcionam à noite, também foram colocados em pauta. A professora Eliana destacou a importância dos cursos noturnos.

A dificuldade do CEL em suprir as demandas e a importância da proficiência em língua estrangeira, especialmente na pós-graduação, foram temas discutidos na reunião. Dentro deste contexto, a equipe falou da necessidade de mais agilidade na tramitação de processos na administração, inclusive na convalidação de diplomas de estrangeiros. A burocratização muitas vezes dificulta uma maior internacionalização. Entre as sugestões apresentadas pela comunidade do IEL, está a abertura de mais disciplinas inteiramente on-line que possam ser seguidas por estrangeiros.

A importância do Profis como forma de expandir a formação básica inicial e de ampliar a diversidade foram pontos discutidos sobre os quais os candidatos estão também alinhados com a equipe. Após o encontro, Sergio e Eliana convidaram participantes da reunião para contribuírem na elaboração do programa.

Carreiras

O IEL optou por não realizar concursos de Livre Docência sem ter vaga disponível. A situação se diferencia da maioria dos outros institutos. Sergio disse que a prioridade é passar os mais de 200 professores já concursados para MS5.

Sobre o represamento de carreiras, há no programa um plano de recuperação. Sergio e Eliana se comprometeram a fazer o desrepresamento. Para que as carreiras sejam mais atraentes e para que acolham melhor a grande diversidade de funções, será necessário revisá-las.

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