Na conversa com CIDDIC, muitas realizações e grande potencial para fazer muito mais

Nesta segunda-feira (21/12), um de nossos encontros foi com o Centro de Integração, Documentação e Divulgação Cultural (CIDDIC) da Unicamp, que integra a Orquestra Sinfônica da Unicamp (OSU), a Escola Livre de Música (ELM), o Coral Zíper na Boca, o Coro Contemporâneo de Campinas e a área de Documentação de Música Contemporânea. Conversamos com cerca de 38 pessoas, entre funcionários e docentes.

A coordenação do Centro apresentou aos professores Sergio Salles e Eliana Amaral um breve resumo dos trabalhos realizados, que nos últimos cinco anos alcançou um público de 370 mil pessoas. Os números impressionam pelo enorme potencial de produção e disseminação da cultura nos campi e na região de Campinas, ao mesmo tempo que contribuem para a realização de pesquisas e para a formação de recursos humanos de altíssima qualidade, atuantes no Brasil e no mundo.

A comunidade demonstrou preocupação com questões relacionadas à infraestrutura, como a falta de espaço interno adequado para realização das suas atividades e a dificuldade para obtenção de espaços externos para suas apresentações. Outros motivos de preocupação referem-se ao seu quadro de pessoal, como a falta de reposição de aposentadorias, especialmente dos músicos da OSU, que hoje é composta por número abaixo de integrantes de acordo com padrão mínimo de uma orquestra.

A falta de perspectiva de crescimento na Carreira PAEPE e o questionamento da mudança de regime CLT/ESU (Consolidação das Leis do Trabalho/Estatuto do Servidor) também são assuntos que trazem muita intranquilidade à comunidade interna. Foram mencionados ainda a falta de recursos financeiros para custeio de atividades básicas, como a produção dos espetáculos e o transporte para apresentações, normalmente apoiados pelo Grupo Gestor de Benefícios Sociais (GGBS).

Durante a discussão dos assuntos, Sergio e Eliana falaram de como enxergam estas questões. Para eles, o apoio da Reitoria na captação de recursos externos e outros apoios para os espetáculos, projetos, obras e reformas são ações necessárias. Os candidatos acreditam que a valorização da produção artística tem muita relevância para a produção acadêmica, por isso apostam no desenvolvimento de ações nas esferas política, administrativa e acadêmica para consolidação de uma política integrada de cultura na Unicamp, que permeie toda a comunidade interna. Querem fazer, portanto, a revisão da alocação de recursos orçamentários que garantam as atividades operacionais do CIDDIC, a partir de um planejamento de despesas de médio prazo. Para eles, também é muito importante a manutenção do GGBS como órgão interno apoiador dos grandes projetos CIDDIC.

Sobre a revisão nas contratações e progressões nas carreiras, eles se comprometeram a dar total atenção, com foco inclusive nos entraves jurídicos. Também garantem apoio aos servidores em mudança de regime, desenhando os comportamentos possíveis da Unicamp em função de cada um dos cenários de decisão possíveis do Superior Tribunal Federal (STF).

Visite o site https://www.sergioeliana21.com.br/

Siga-nos nas redes:

https://www.facebook.com/sergioelianaumasounicamp
https://www.instagram.com/sergioelianaumasounicamp/

br.linkedin.com/in/sergioelianaumasounicamp

Contato: contato@sergioeliana21.com.br

Comentários estão fechados.