Sergio Salles e Eliana Amaral, candidatos à Reitoria e Vice-Reitoria da Unicamp, visitaram vários setores do Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (CAISM) durante os meses de fevereiro e março. No local, entre outros assuntos, discutiram a necessidade de reposição da equipe de saúde e problemas de financiamento dos procedimentos no local.
Durante as visitas, os profissionais relataram insatisfação com a avaliação da Carreira PAEPE na instituição e dificuldades em relação à transferência de funcionários entre unidades. Estes tópicos são abordados no Programa de Gestão da chapa Uma Só Unicamp, que demonstra, entre outras coisas, o intuito dos candidatos de revisar o processo de avaliação de carreira dos trabalhadores e implementar um novo projeto de Mobilidade PAEPE, ou retomar o antigo Relota, apoiando deslocamentos de funcionários entre unidades e órgãos.
Além disso, a necessidade de reposição do quadro de funcionários, assunto recorrente durante as conversas dos candidatos com a comunidade acadêmica, foi novamente abordada. Diversos setores do Caism pontuaram a urgência em suprir o déficit causado por aposentadorias e desligamentos nos últimos meses. Sergio e Eliana defendem que as contratações para reposição devem ser feitas o mais rápido possível e o objetivo deve ser, inclusive, ampliar o quadro de funcionários.
A preocupação da equipe da saúde quanto ao investimento na área também é um tópico discutido no Programa de Gestão da chapa, que pontua que “a área de saúde requer medidas específicas para ganhar sustentabilidade de longo prazo e capacidade crescente de investimento”. Para isso, Sergio e Eliana defendem a necessidade de implementar modelos de financiamento visando ensino, pesquisa e extensão de qualidade. “É necessário que tenhamos um olhar diferenciado para a área da saúde na Unicamp”, pontuam os candidatos, que consideram o diálogo com a comunidade local um dos maiores trunfos para identificar e sanar tais demandas de forma eficiente.
Outros tópicos debatidos durante os encontros incluem dificuldades na assistência neonatal, demandas referentes à alimentação e a segurança ocupacional em virtude da maior exposição dos trabalhadores ao vírus SARS Cov-2 atualmente.
Confira outras propostas para a área da saúde no Plano de Gestão disponível neste link.