Prefeitura Universitária debate revitalização da infraestrutura, sustentabilidade e carreira

Em reunião com a Prefeitura Universitária, no último dia 11, Sergio Salles, candidato a reitor, e Eliana Amaral, candidata a coordenadora geral da Universidade, ouviram do prefeito do campus, Armando José Geraldo, e de funcionários de todas as áreas, demandas sobre revitalização da infraestrutura básica, que tem mais de 50 anos e precisa de melhorias, sustentabilidade e carreira no caso de funções específicas.

Participaram do encontro funcionários de todas as áreas da Prefeitura Universitária (Gabinete, Informática, Meio Ambiente, Alimentação, Sistemas, Manutenção e Transporte). Eles apontaram que é preciso resolver problemas estruturais, como áreas de alagamento e questionaram se haverá recursos destinados para essa finalidade. Com relação às funções específicas, pediram um compromisso de que o tema, ao menos, seja estudado.

Sergio e Eliana responderam que para a infraestrutura é preciso que seja feita uma alocação de recursos, dentro de uma projeção de quatro anos, para sanar esses problemas estruturais que já são conhecidos e estão mapeados, priorizando a demanda de obras que estão em andamento para serem colocadas na revisão orçamentária de 2021. Afirmaram que o compromisso da gestão será reestruturar a carreira existente, colocando mais subníveis e dando maior amplitude para que seja possível cobrir a maior diversidade possível de funções, definindo um processo de avaliação e desempenho com critérios. Estudando a questão desde o início da gestão, no primeiro semestre já seria possível submeter a revisão da carreira buscando abranger todas essas carreiras.

Eles lembraram que a necessidade de reposição de vagas por conta de aposentadorias é um problema generalizado em todos os locais da Universidade. A proposta é retomar o programa de desenvolvimento das carreiras e assim que possível trabalhar para a reposição das vagas necessárias. Falou também sobre a importância de se trabalhar com orçamento plurianual, e de planejamento junto às Unidades, para prever o atendimento dessas demandas.

Sobre a questão da sustentabilidade, Sergio e Eliana lembraram que o tema está presente no programa e que é necessário avançar na coordenação e no alinhamento das diferentes ações de sustentabilidade existentes, buscando uma convergência dessas iniciativas, transformando-as em uma ação permanente de educação para o campus e para toda a Comunidade. A vinculação com o Plano Diretor é fundamental.

A segurança no campus não ficou fora do debate. Os candidatos afirmaram que têm uma proposta embasada em um modelo de coordenação, a Universidade fazendo uma ação mais tática, de inteligência, fortalecendo e reforçando a equipe de segurança própria, supervisionando a equipe terceira e colocando mais pessoas para fazer esse trabalho.

Comentários estão fechados.