Sergio e Eliana visitam obras do Colégio Técnico de Campinas, que têm previsão de conclusão em 2021

O candidato a reitor da Unicamp, Sergio Salles, visitou, no dia 12 de fevereiro, as obras de restauro do Colégio Técnico de Campinas, o Cotuca, na companhia da candidata a vice-reitora, Eliana Amaral e do diretor de ensino do colégio, Luiz Seabra Junior. A edificação localizada no bairro Botafogo, está desocupada desde 2014, devido a problemas de infiltração e presença de cupins no prédio principal. Uma parceria com a Campinas Decor possibilitou a recuperação do prédio. A reforma teve início em outubro de 2019 e o término das obras, assim como a inauguração da Mostra estavam previstos para fevereiro de 2020. A pandemia de Covid 19, no entanto, levou ao adiamento do evento, agora sem data para ocorrer.

O Cotuca – Colégio Técnico de Campinas ocupa, desde 1967, a construção de 1918 que foi projetada pelo arquiteto Ramos de Azevedo. São dois prédios construídos em uma área aproximada de 4.000 m2, e mais 1.000 m2 de outras construções, totalizando uma área útil de 6.734m2.

A crise orçamentária que atingiu a Universidade a partir de 2015, dificultou a obtenção dos recursos para a restauração do prédio, necessária tanto para o uso do colégio, como pela sua importância histórica. Porém, para iniciar ações de restauro era preciso investir cerca de R$ 1 milhão para o desenvolvimento dos projetos, e um valor estimado em R$ 20 a 30 milhões.

A solução veio do interesse da Campinas Decor em realizar sua 25ª mostra no local. A mostra de Arquitetura, Decoração e Paisagismo acontece anualmente em um espaço diferente na região de Campinas, reunindo renomados profissionais e lançando as principais tendências do segmento.

O projeto Campinas Decor visa a recuperação e modernização de espaços, com ações que recuperam e preservam o patrimônio e auxiliam no desenvolvimento urbano. Contribui também com o fortalecimento da cultura da conservação, preservação e revitalização do patrimônio público em prol da sociedade.

No caso do Cotuca, como lembrou a candidata a vice-reitora, a recuperação do espaço e o retorno das atividades, previsto para 2022, devolve a identidade aos alunos, pois o prédio representa a história do Colégio. Sergio Salles ressalta que a recuperação do local faz parte e dá força à revitalização também do entorno, que vem recebendo investimentos como a construção de um novo hospital onde ficava a rodoviária, e também o BRT, com obras já em estágio avançado. Eliana Amaral acrescenta que o retorno das atividades ao seu local original traz de volta a Unicamp para a área central de Campinas.

Salles acrescenta que no Plano de Gestão da chapa Uma Só Unicamp estão previstos os investimentos necessários para ampliação do prédio, com a construção de um anexo e a garantia de segurança para a circulação de alunos, docentes e funcionários do Cotuca.

Luiz Seabra Junior diz que a expectativa em relação ao evento é muito positiva, com entrega do prédio e mudança de volta. Segundo ele, a comunidade tem um carinho muito grande por esse prédio o qual chamam de “Nossa Casa”. O Colégio Técnico de Campinas possui hoje 2300 alunos, distribuídos em 10 cursos técnicos e 4 especializações, com aulas no período diurno (60%) e noturno. Desde a desocupação, o Colégio está abrigado em uma escola localizada no bairro Taquaral.

Galeria de fotos:

Fotos: Simone Pallone e Rafael Vianna

Comentários estão fechados.