A importância da comunicação e a necessidade de investimento foram os temas do encontro com a Sec

Nesta terça-feira (12/01), ouvimos a equipe da Secretaria Executiva de Comunicação (SEC), formada pela Assessoria de Comunicação e Imprensa (Ascom) e pela Rádio e Televisão Unicamp (RTV). O principal assunto discutido foi a falta de recursos humanos para atender à demanda da Universidade pelos serviços da área. Para Sergio Salles e Eliana Amaral, a comunicação perpassa todos os temas e desafios propostos pela chapa no Plano de Gestão. “Precisamos ter política clara de comunicação e ela tem de fazer parte do núcleo de comando de gestão da Universidade”, disse Sergio

Na conversa, os candidatos deixaram claro que, além de investir na comunicação, será necessário buscar com a própria equipe os melhores caminhos para as soluções. “Não consigo levar adiante nosso programa de gestão se não investir fortemente em comunicação. Vamos ampliar e priorizar”, disse Sergio. “Precisamos trabalhar, avançar e desenvolver a comunicação para públicos específicos.”

Entre os 13 temas e desafios propostos no Plano de Gestão, a comunicação é o mais transversal de todos. A execução do próprio plano, portanto, depende de uma política forte de comunicação. “A comunicação é um dos pilares de todas as grandes instituições de ensino superior e de pesquisa do mundo, é absolutamente central”, afirmou o professor.

Para a professora Eliana,  a comunicação vai nos ajudar inclusive na perspectiva de tornar a Unicamp mais leve, com bom ambiente de trabalho e menos burocracia. “Isso tem sido um valor pra nós.” Eliana destacou que uma comunicação forte contribui na compreensão da dinâmica social da instituição universitária e pode ajudar na própria manutenção da vitalidade da carreira a partir da tomada de decisões compartilhadas.

As principais preocupações trazidas pela equipe giram em torno da sobrecarga de trabalho decorrente da redução significativa da equipe nos últimos anos. Para manter a qualidade, os profissionais falaram sobre o esforço pessoal que têm feito. A carreira e o que a chapa planeja para a área entraram na pauta do encontro.

“Vamos batalhar por contratações e vamos zerar represamentos nas carreiras. Temos que corrigir muitas coisas”, disse Sergio, que também entende que a comunicação contribui para a legitimação da universidade diante da sociedade. “Ela está na base de nossa visão de universidade”, disse o professor referindo-se tanto à comunicação externa quanto à interna.

De acordo com o Sergio Salles, a Unicamp ampliou a conexão com a sociedade de dentro pra fora, mas precisa agora ampliar de fora pra dentro, trazendo maior número de pautas externas. “Quanto mais ela fizer isso, mais ela ganha legitimidade. A comunicação é fundamental para alcançarmos esta conexão.”

Comentários estão fechados.