Carreira, financiamento e comunicação foram pautas levantadas por profissionais do Gabinete do Reitor

Uma só reunião, muitos setores e diversos temas. Assim foi um dos encontros que realizamos no dia 19/1, realizado com os profissionais ligados ao Gabinete do Reitor e órgãos a ele relacionados. Como em muitos desses, a carreira dos Profissionais de Apoio à Pesquisa e Ensino foi um dos temas abordados. Sobre isso, o candidato a reitor Sergio Salles concordou com os participantes que é preciso tornar a carreira PAEPE mais atrativa. Com muita rigidez, hoje ela já não atende à diversidade de funções da Universidade.

É preciso que a carreira tenha estabilidade e não seja alterada a cada gestão. Desse modo os profissionais vão poder se planejar, saber até onde podem ir, e qual é o melhor momento de parar. Também é preciso ter mobilidade horizontal e não apenas vertical, ampliando, assim, as chances de progressão. Sem dúvida que essa mobilidade vai depender de avaliação. Os profissionais que forem bem avaliados, tiverem bom desempenho, vão poder progredir.

Outra preocupação da comunidade é a retomada das promoções e contratações, fundamentais para melhorar a eficiência dos setores. Sobre isso, Sergio Salles explicou que seu objetivo é zerar o represamento assim que possível. Provavelmente isso não vai acontecer logo que assumir a reitoria, principalmente por causa da Lei Complementar no 173, que proibiu o aumento de gastos da Universidade e contratações até o final de 2021. De todo modo, o candidato garante que vai buscar jurisprudência e pretende retomar as contratações e progressões com segurança jurídica e responsabilidade financeira.

Ainda em relação à carreira, a proposta da chapa Uma Só Unicamp é ter uma política de capacitação para estimular e valorizar os profissionais. Para ter um programa de capacitação amplo será preciso investir recursos e permitir que os funcionários aloquem parte do seu tempo em atividades de capacitação. Outro tema tratado foi a mobilidade de função ou mesmo de departamento, que pode ser facilitada pelas chefias, assegurando o interesse dos funcionários e das unidades.

A digitalização de processos é uma das demandas frequentes nas reuniões, e não é pra menos. Para melhorar a eficiência, reduzir o tempo gasto nas atividades, propiciar maior integração das equipes, é preciso diminuir a burocracia e o vai e vem dos processos. Para resolver esse problema, o programa de Sergio e Eliana prevê melhor gestão e transformação digital da Universidade. A pandemia mostrou que é possível usar melhor os sistemas informatizados. Tanto a tramitação de documentos quanto as assinaturas foram resolvidas à distância, sem precisar circular os processos em papel nesse período. Essa transformação deve atingir mais sistemas e processos. Eliana destacou que é fundamental que os profissionais de cada setor participem do desenvolvimento dos sistemas informatizados para que eles realmente atendam ao que se espera deles. Ela ainda comentou que é preciso criar uma linguagem visual atrativa para procedimentos complexos, por meio de vídeos de orientação, os famosos tutoriais, para facilitar a utilização por parte dos usuários.

Financiamento

Financiamento é um dos pontos que tratamos em nossas propostas iniciais, como um dos mais relevantes. Para manter as atividades e promover as transformações, é primordial garantir um bom uso dos recursos e planejar o orçamento a médio e longo prazos. Sergio apresentou a ideia de criar uma política institucional de captação de recursos, que deve contar com um grant office para apoiar a comunidade na elaboração de propostas que possam trazer mais dinheiro para a pesquisa. Um escritório nos moldes do que existe no exterior irá ajudar na prospecção de oportunidades e mesmo na gestão dos recursos. Isso, claro, sem prejudicar a autonomia acadêmica, administrativa e financeira da Universidade.

Tornar a Unicamp visível para a sociedade

A comunicação é mais uma das pautas caras para a chapa Uma Só Unicamp e foi abordada pelos participantes na reunião. Nossas propostas para a área são bem robustas, com ideias que vão da reestruturação, passando por valorização e ampliação da equipe (dentro das possibilidades, como já foi dito) e estabelecendo uma comunicação direcionada para cada público. As melhorias devem ter como foco principal construir uma imagem positiva da Unicamp e torná-la mais conhecida pela sociedade.

O encontro do dia 19/1 com profissionais da Diretoria Executiva de Ensino Pré-Universitário (DEEPU), da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), Comissão para Análise de Convênios e Contratos (CAACC), Instituto de Estudos Avançados (IDEA), Secretaria Geral e Editora da Unicamp.

Visite a seção Nossas Ideias em nosso site para saber mais sobre as propostas e ideias da campanha Uma Só Unicamp, que traz como candidato a reitor Sergio Salles, do Instituto de Geociências e como candidata a vice-reitora a Eliana Amaral, da Faculdade de Ciências Médicas. E acompanhe nossas redes sociais: Facebook, Instagram, LinkedIn. Para receber notícias pelo Whatsapp, inscreva-se clicando neste link.

Comentários estão fechados.