Melhorias de práticas e trabalho interativo entre estudantes foram temas debatidos na FEQ

Com a comunidade da Faculdade de Engenharia Química (FEQ), falamos no último dia 14/01 sobre os desafios da graduação e a necessária revisão curricular, além de outros temas como gestão, assessoria jurídica e formas de atratividade para pesquisadores.

Uma das primeiras questões colocadas foi sobre o que é possível fazer para melhorar de forma geral a graduação. A professora Eliana Amaral falou sobre a criação de núcleos de disciplinas de formação geral e também sobre o estímulo a trabalhos colaborativos em grupos não homogêneos. Ela também defende a implementação de mentorias para adaptação do estudante ao ambiente educacional, para que Universidade e estudantes atinjam seus objetivos.

“A Universidade continua ainda com métodos e currículos muito rígidos e baseados em continuidade de práticas educacionais antigas, que não são baseados em evidências a respeito de aprendizagem em adultos. Muitos avanços ocorreram nos últimos anos, mas o processo de revisão curricular e melhoria de práticas educacionais deve ser contínuo”, disse Eliana.

O professor Sergio Salles comentou questões sobre gestão e disse que ela deve acontecer por processos e competências, transformação digital, desburocratização e gestão de pessoas, com mobilidade, atração, capacitação e alinhamentos de atividades.

A respeito de assessoria jurídica como apoio a dirigentes na tomada de decisões, sugerida pela equipe, Sergio disse que o modelo de antecipação é absolutamente desejável para a Unicamp e que buscará alinhamento com a Procuradoria Geral. Segundo os participantes, uma assessoria poderia contribuir para que os processos já se iniciem de maneira correta, evitando problemas jurídicos inesperados.

A conversa aberta entre os candidatos e a comunidade da FEQ também teve na pauta os seguintes assuntos: formas de atratividade para pesquisadores desenvolverem as suas pesquisas na Universidade; simplificação e personalização do processo na elaboração do Relatório de Atividades Docentes (RAD); e ampliação de espaços de convivência no campus.

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