Departamento de Pediatria quer garantias de convênios para ensino e pesquisa

Os docentes e servidores do Departamento de Pediatria da Faculdade de Ciências Médicas (FCM), em reunião com Sergio Salles, candidato a reitor, e Eliana Amaral, candidata a coordenadora geral da Universidade, no último dia 27 de janeiro, abordaram que a formação e a atuação na Pediatria Social têm perdido espaço nos hospitais, e que isso impacta diretamente nos alunos, que precisam ter onde atuar sob a supervisão de um professor e que a relação com as secretarias precisa ser aprimorada. Também questionaram a visão dos candidatos sobre um cenário futuro em que existe a possibilidade da saída da área da saúde da Administração Central da Universidade para a Secretaria da Saúde.

Com relação à área da saúde, Sergio e Eliana afirmaram que esse é um dos focos principais desde que decidiram se candidatar. Disseram que há a necessidade de mais recursos e que é preciso dar seguimento aos estudos, buscar modelos jurídicos alternativos, e que a autarquização (transferência do financiamento da área de saúde para a Secretaria Estadual) é apenas um deles, mas há outros modelos possíveis. Porém, o assunto precisará ser rediscutido, negociado, principalmente, com a Secretaria Estadual de Saúde (veja em nosso Programa de Gestão, o que propomos para a área da Saúde).

A Unicamp deverá adotar o modelo que lhe for mais apropriado, que for melhor para ela. Os candidatos citaram que sentem um distanciamento das Secretarias de Estado, e que há uma necessidade de aproximação, inclusive física, destacando que a Unesp e a USP geraram uma aproximação física e política com esses órgãos.

Sobre ensino e pesquisa, Sergio e Eliana afirmaram que os canais de articulação precisam ser institucionalizados, ou seja, não deve ter uma política pessoal. Mostraram-se espantados com a deterioração da relação com a Prefeitura de Campinas. Isso ocorre por vários motivos, inclusive pelas negociações/acesso formulados por outros agentes (particulares). Afirmaram que a Diretoria Executiva da Área de Saúde (DEAS) precisa aprimorar/fortalecer sua atuação. Entendem ainda que a Saúde e a Reitoria precisam aprimorar as relações, fortalecer os canais de comunicação especialmente os canais junto às Secretarias Municipais. É necessário rediscutir o fortalecimento de alguns convênios para permitir o desenvolvimento das atividades, especialmente do ensino e da pesquisa, que são fundamentais.

Comentários estão fechados.