SAE solicita aumento da estrutura, fortalecimento de ações e vinculação a uma pró-reitoria

Sergio Salles, candidato a reitor, e Eliana Amaral, candidata a coordenadora geral da Unicamp, se reuniram, no dia 25 de fevereiro, com a equipe do Serviço de Apoio ao Estudante (SAE) de Campinas e Limeira para uma conversa sobre as atividades e as necessidades do órgão. Os membros da equipe falaram sobre a demanda de trabalho e os principais desafios para o órgão e suas atividades nos próximos anos. Entre os assuntos, estavam a ampliação das estruturas administrativas, contratação de pessoal e qualificação, além da vinculação a uma estrutura maior, como uma pró-reitoria.

A equipe falou sobre a amplitude das medidas que englobam a permanência estudantil, como suporte pedagógico, psicossocial e econômico; bem-estar e saúde; vivência cultural e esportiva; e acolhimento. Também abordou a necessidade de trabalho conjunto com novas estruturas criadas dentro da Universidade e que geram demanda direta e indireta ao SAE; a urgente necessidade de ampliação das estruturas administrativas e de TI.

Sergio e Eliana discutiram com os funcionários a necessidade de contratação de pessoal para atender as áreas de assistência social e orientação pedagógica; a crescente demanda de atendimento e a necessidade de ampliação da oferta dos serviços também aos alunos de pós-graduação e colégios técnicos, além de ampliação da estrutura que atende os campi de Limeira e Piracicaba. Outras medidas citadas pelos candidatos incluem o fortalecimento de ações de sucesso, como o Programa Aluno-Artista; prover cada vez mais voz aos alunos no âmbito das discussões das políticas de permanência estudantil; a importância da capacitação e qualificação dos profissionais do SAE e a necessidade de um olhar para um ambiente saudável; e a possibilidade de separação dos assuntos estudantis numa estrutura independente da Pró- Reitoria de Graduação.

Sergio acredita que o órgão é um dos pilares de sustentação da Universidade e realiza um trabalho extraordinário, mesmo com uma equipe enxuta. Ele afirmou que será necessário decidir junto com o SAE um plano estratégico de desenvolvimento e investimento para os próximos anos para que o órgão possa continuar se desenvolvendo. Ele ainda lembrou que no Programa de Gestão há diversas propostas que se relacionam diretamente aos desafios apontados pelo SAE, em especial, destacou os pontos 2, 3, 4 e 5 do Programa.

Eliana considerou que os alunos podem ter mais voz com a criação de mais espaços institucionais para debate e deu como exemplo o aprimoramento de um Conselho de Permanência Estudantil para atender essa necessidade. Os candidatos debateram com a equipe sobre a importância das bolsas e do setor de estágios para os alunos.

Sergio e Eliana compreenderam as urgências e necessidades apontadas pela equipe do SAE e disseram que haverá a reposição imediata do quadro e investimento na estrutura. Quanto à vinculação do órgão a outra estrutura administrativa, adiantaram que o assunto será estudado e discutido diretamente com o SAE antes de qualquer definição.


Comentários estão fechados.