Sergio e Eliana reúnem-se com Grupo de Estudos Brasil-China

No dia 8 de fevereiro, os candidatos a reitor Sergio Salles e a coordenadora geral da Universidade Eliana Amaral encontraram-se virtualmente com integrantes do Grupo de Estudos Brasil-China, que enviou um documento com ideias a respeito do Grupo.

Dentre os objetivos do Grupo estão a promoção de um maior entendimento do país asiático a fim de identificar áreas comuns de cooperação e estimular o interesse do estudo da China no Brasil;  o incremento de intercâmbio científico, tecnológico e cultural, por meio da participação de professores, pesquisadores e estudantes de ambos os países ao estimular a cooperação acadêmica entre a Unicamp e instituições chinesas; ampliação das relações da Universidade com empresas e instituições do governo ou não governamentais envolvidas com a China.

De acordo com o docente Célio Hiratuka, que integra o Grupo, há outras iniciativas sobre a Ásia, mas ainda sem uma coordenação. Sergio Salles apontou que o desafio será institucionalizar essas iniciativas e eventualmente criar uma frente para cada continente.

A iniciativa do Grupo vem justamente ao encontro do que é idealizado por Sergio e Eliana em termos de internacionalização da Unicamp: a articulação com comunidades acadêmicas amplas deve ser parte fundamental das missões da Universidade. Dentre as propostas dos candidatos sobre o tema internacionalização estão o estabelecimento de parcerias estratégicas para construir vínculos de pesquisa, ensino e extensão tanto no Norte quanto no Sul global e o apoio a acordos e convênios com universidades e institutos de pesquisa estrangeiros que permitam a constituição de redes de pesquisa internacionais envolvendo professores e pesquisadores da Unicamp. Outras propostas sobre o tema podem ser acessadas aqui.

Comentários estão fechados.